Canopy https://expedicaosilvicultura.com.br/ Remote Sensing Solutions Wed, 25 Jun 2025 15:12:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://expedicaosilvicultura.com.br/wp-content/uploads/2024/05/favicon-150x150.png Canopy https://expedicaosilvicultura.com.br/ 32 32 Como o Canopy Insight apoia o Suprimento sustentável de biomassa para o etanol de milho no Brasil https://expedicaosilvicultura.com.br/como-o-canopy-insight-apoia-o-suprimento-sustentavel-de-biomassa-para-o-etanol-de-milho-no-brasil/ https://expedicaosilvicultura.com.br/como-o-canopy-insight-apoia-o-suprimento-sustentavel-de-biomassa-para-o-etanol-de-milho-no-brasil/#respond Wed, 25 Jun 2025 15:04:19 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2378 Integração da biomassa florestal no etanol de milho A integração da biomassa florestal, especialmente do eucalipto, na produção de etanol de milho tem avançado rapidamente no Brasil. Usinas estão utilizando essa fonte renovável tanto para cogeração de energia quanto para o próprio processo produtivo do etanol, abrindo novas frentes para o setor florestal e exigindo […]

O post Como o Canopy Insight apoia o Suprimento sustentável de biomassa para o etanol de milho no Brasil apareceu primeiro em Canopy.

]]>
Integração da biomassa florestal no etanol de milho

A integração da biomassa florestal, especialmente do eucalipto, na produção de etanol de milho tem avançado rapidamente no Brasil. Usinas estão utilizando essa fonte renovável tanto para cogeração de energia quanto para o próprio processo produtivo do etanol, abrindo novas frentes para o setor florestal e exigindo maior inteligência no planejamento de suprimento.

Com a rápida expansão da produção de etanol de milho, a demanda por biomassa proveniente de florestas plantadas aumentou significativamente. Isso tornou o planejamento do abastecimento um desafio logístico e estratégico. Nesse contexto, informações precisas sobre a disponibilidade de plantios florestais próximos às usinas se tornaram fundamentais.

Avaliação da base florestal no entorno das usinas

Para apoiar esse desafio, a Canopy avaliou a área plantada e a disponibilidade de biomassa florestal no entorno de 47 usinas de etanol de milho no Brasil — incluindo unidades em operação, construção e planejamento. A análise foi baseada nos dados do Canopy Insight, nosso levantamento detalhado e continuamente atualizado das florestas plantadas, que hoje é referência no setor florestal.

Os resultados mostram que 28,8% da área total de florestas plantadas no Brasil em 2023 — cerca de 3 milhões de hectares dos 10,3 milhões mapeados — está localizada a até 150 km das usinas de etanol de milho. No entanto, ao considerar apenas os plantios não verticalizados e localizados em pequenas (≤ 4 módulos fiscais) e médias (4–15 módulos fiscais) propriedades rurais — que possuem maior potencial de comercialização para fins energéticos — essa proporção cai para 8% (823 mil hectares). Dentro desse universo, o eucalipto responde pela maior parte (59,8%), seguido de pinus (34,8%) e outros gêneros florestais (5,4%). A maior concentração dessa oferta está nas regiões Sul (68,4%) e Centro-Oeste (15,0%), totalizando cerca de 686 mil hectares.

Conteúdo do artigo

Demanda e oferta atual e projetada

Em 2024, as usinas da região Centro-Oeste — principal polo de produção de etanol de milho no país — produziram aproximadamente 5,9 bilhões de litros. Considerando um consumo médio de 800 kg de biomassa para cada 1.000 litros de etanol, a demanda estimada foi de 4,7 milhões de toneladas de biomassa. Por outro lado, avaliando somente os plantios de eucalipto com 6 anos ou mais no entorno dessas usinas, dentro do mesmo recorte de pequenas e médias propriedades não verticalizadas (30,8 mil hectares), as estimativas da Canopy apontam uma disponibilidade de 6,6 milhões de toneladas de biomassa florestal, o que indica um cenário de oferta suficiente, ainda que temporário.

A oferta futura de biomassa já dá sinais de pressão. Em 2025, os plantios de eucalipto com 6 anos, idade mínima considerada comercial para fins energéticos, somaram apenas 4,1 mil hectares, com um estoque estimado de 0,8 Mt. Mesmo considerando volumes remanescentes, a disponibilidade total não deve ultrapassar 1,9 Mt. Com uma produção estimada de 6,94 bilhões de litros de etanol de milho no Centro-Oeste, a demanda total por biomassa em 2025 pode chegar a 5,6 Mt. Embora o setor utilize uma combinação de fontes de biomassa, o exercício com base apenas no eucalipto revela um gap expressivo de 3,7 Mt. Esse cenário reforça a importância de se antecipar à escassez por meio de planejamento territorial e da expansão de plantios florestais, principalmente diante do ritmo de crescimento do setor e da perspectiva de aumento contínuo da demanda por biomassa.

Conteúdo do artigo

A solução Canopy Insight

Além da análise apresentada, o Canopy Insight oferece uma base robusta de dados geoespaciais que apoia empresas na prospecção de madeira, em estudos de mercado e no planejamento estratégico de suprimento. A plataforma cobre com alto grau de precisão as áreas de florestas plantadas no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, permitindo avaliar a oferta de biomassa para atender às demandas das indústrias de etanol, cogeração de energia e outras aplicações energéticas.

O Canopy Insight também permite realizar análises de aptidão de terras para expansão florestal, integrando camadas de informação como uso e cobertura da terra, relevo, clima, solos, infraestrutura logística, além de dados sobre desmatamento e embargos ambientais. Essa inteligência territorial é essencial para otimizar o suprimento, reduzir custos logísticos e garantir o abastecimento contínuo das empresas do setor de bioenergia.

Entre em contato

Quer entender como o Canopy Insight pode apoiar a sua estratégia de suprimento de biomassa e expansão florestal? Entre em contato com o time da empresa e agende uma conversa: comercial@canopyrss.tech.

O post Como o Canopy Insight apoia o Suprimento sustentável de biomassa para o etanol de milho no Brasil apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/como-o-canopy-insight-apoia-o-suprimento-sustentavel-de-biomassa-para-o-etanol-de-milho-no-brasil/feed/ 0
Expedição inédita vai mapear produtividade de florestas cultivadas do Brasil https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-vai-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-brasil/ https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-vai-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-brasil/#respond Tue, 24 Jun 2025 21:54:50 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2373 A primeira edição da Expedição Silvicultura tem como meta coletar dados e entregar um levantamento, sem precedentes, sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. A iniciativa visa aprofundar o entendimento das condições e desafios da produção florestal no país. Todo o roteiro está previsto para acontecer entre os meses de setembro a novembro de […]

O post Expedição inédita vai mapear produtividade de florestas cultivadas do Brasil apareceu primeiro em Canopy.

]]>
A primeira edição da Expedição Silvicultura tem como meta coletar dados e entregar um levantamento, sem precedentes, sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. A iniciativa visa aprofundar o entendimento das condições e desafios da produção florestal no país. Todo o roteiro está previsto para acontecer entre os meses de setembro a novembro de 2025, quando especialistas vão percorrer mais de 40 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras em 14 Estados do país, coletando informações em cerca de 40 mil pontos de controle.

Também serão visitadas centenas de propriedades, onde serão realizadas entrevistas com proprietários e gestores florestais, além da coleta de dados quantitativos e qualitativos em cerca de 1.000 parcelas amostrais. As equipes especializadas vão utilizar em campo a combinação de métodos tradicionais e tecnologias avançadas para garantir a precisão e a riqueza dos dados coletados, que vão analisar áreas de cultivo de eucalipto e pinus, além de espécies de destaque regional como teca, acácia-negra, araucária, entre outras. Serão coletados dados biofísicos das árvores, como diâmetro, altura e sanidade, além de informações sobre práticas de manejo, incluindo o uso de insumos e tecnologias. 

Além de levantar dados de produtividade florestal, a iniciativa investigará tendências de investimento, custos de produção e as percepções e expectativas dos produtores. Também serão avaliadas as práticas socioambientais adotadas nas diferentes regiões, bem como os impactos das mudanças climáticas sobre a produção florestal.

“A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais”, diz Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, organizadora da Expedição.

A Embrapa vai contribuir com o apoio técnico no planejamento da coleta, na análise dos dados e na produção do relatório técnico final, em áreas como sensoriamento remoto, mensuração e manejo florestal, economia e planejamento florestal, proteção florestal, fertilidade e manejo de solos florestais e melhoramento florestal. “Entendemos que estes dados são estratégicos para o setor de base florestal brasileiro, mas também podem subsidiar novas ações de pesquisa e inovação”, avalia Edina Moresco, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas.

Durante o trajeto, que terá início no Estado de Santa Catarina, serão realizados nove eventos presenciais, onde serão discutidos tópicos importantes da produção florestal em cada região, bem como soluções que permitem o aumento da produtividade, com qualidade. Os locais foram escolhidos em parceria com as Associações regionais que são parceiras da Expedição.

“A programação dos encontros presenciais contará com palestras e participação de renomados especialistas de empresas e instituições do setor, uma experiência ímpar para quem visa se atualizar, agregar conhecimento e networking”, informa Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações e do portal Mais Floresta, parceiro na realização da Expedição Silvicultura.

A Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações, Embrapa Florestas, e apoio das principais instituições e empresas do setor de base florestal.


Cidades e datas dos eventos:

  • Belo Horizonte (MG): 10/09
  • Vitória (ES): 17/09
  • Eunápolis (BA): 22/09
  • Lucas do Rio Verde (MT): 09/10
  • Três Lagoas (MS): 16/10
  • Botucatu (SP): 22/10
  • Curitiba (PR): 27/10
  • Lages (SC): 31/10
  • Porto Alegre (RS): 07/11

Saiba mais em: www.expedicaosilvicultura.com.br/ e www.maisfloresta.com.br.

Katia Pichelli | Embrapa Florestas – Com informações do portal Mais Floresta

O post Expedição inédita vai mapear produtividade de florestas cultivadas do Brasil apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-vai-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-brasil/feed/ 0
Estagnação da produtividade florestal no Brasil: um chamado à ação para impulsionar o crescimento sustentável https://expedicaosilvicultura.com.br/estagnacao-da-produtividade-florestal-no-brasil-um-chamado-a-acao-para-impulsionar-o-crescimento-do-sustentavel/ https://expedicaosilvicultura.com.br/estagnacao-da-produtividade-florestal-no-brasil-um-chamado-a-acao-para-impulsionar-o-crescimento-do-sustentavel/#respond Tue, 24 Jun 2025 21:47:39 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2364 Alta demanda no mercado global por produtos florestais requer soluções inovadoras e sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento do setor. Expedição Silvicultura realizará levantamento com dados essenciais e atualizados; saiba mais O setor de árvores cultivadas no Brasil, reconhecido mundialmente por sua expressiva área plantada e relevância econômica, enfrenta um desafio crucial: a estagnação da produtividade de seus […]

O post Estagnação da produtividade florestal no Brasil: um chamado à ação para impulsionar o crescimento sustentável apareceu primeiro em Canopy.

]]>
Alta demanda no mercado global por produtos florestais requer soluções inovadoras e sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento do setor. Expedição Silvicultura realizará levantamento com dados essenciais e atualizados; saiba mais

O setor de árvores cultivadas no Brasil, reconhecido mundialmente por sua expressiva área plantada e relevância econômica, enfrenta um desafio crucial: a estagnação da produtividade de seus plantios. Apesar dos avanços tecnológicos e do crescente conhecimento sobre manejo florestal, os indicadores apontam para uma estabilidade nos níveis de produção por hectare, o que exige uma reavaliação das estratégias e um esforço conjunto para impulsionar o crescimento sustentável do setor. A superação desse obstáculo é fundamental para manter e garantir a competitividade do Brasil no mercado global, bem como, para atender às crescentes demandas por produtos florestais de forma responsável e eficiente.

Relatório Anual da Ibá 2024 destaca a necessidade de uma união de forças entre profissionais, empresas, academia e outras instituições para endereçar esse desafio de maneira pré-competitiva. Essa colaboração estratégica visa conectar saberes, compartilhar experiências e investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e práticas de manejo. A troca de informações e a busca por soluções inovadoras são essenciais para identificar os fatores que limitam a produtividade e para desenvolver estratégias eficazes para superá-los, perante o grande potencial de evolução.

Mapeamento e soluções

Um levantamento mais aprofundado e atualizado da produtividade florestal em todas as regiões do país se torna imprescindível. A coleta de dados detalhados sobre as diferentes espécies cultivadas, as condições climáticas e de solo, as práticas de manejo utilizadas e os resultados obtidos é fundamental para identificar as melhores práticas e os gargalos que precisam ser superados. Esse mapeamento abrangente deve incluir não apenas as espécies mais comuns, como eucalipto e pinus, mas também as madeiras nobres, que possuem um alto valor agregado e um grande potencial de crescimento no mercado.

Com base nesses dados, será possível desenvolver modelos de manejo mais eficientes e adaptados às diferentes realidades regionais, otimizar o uso de recursos naturais, reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade dos plantios. Além disso, o conhecimento gerado por esse levantamento poderá ser compartilhado com os produtores florestais, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e o aumento da produtividade em todo o país. A união de esforços e o investimento em conhecimento são os caminhos para garantir o futuro próspero e sustentável do setor florestal brasileiro.

Expedição Silvicultura

Nesse contexto, a Expedição Silvicultura – Na Trilha da Produtividade surge como uma iniciativa crucial para impulsionar essa transformação. Ao percorrer mais de 40 mil km pelas principais regiões produtoras, 14 Estados do país, coletando cerca de 40 mil pontos de controle e 1.000 amostras de inventário florestal, a expedição se propõe a radiografar a realidade da produtividade florestal brasileira. Um levantamento detalhado, que inclui o georreferenciamento de talhões, a estimativa de altura, área basal, densidade e estoque de madeira, e a avaliação da presença de pragas, doenças e sinistros, fornecerá uma base de dados inédita e valiosa para a análise da produtividade em diferentes contextos regionais.

Expedição Silvicultura vai produzir o maior levantamento sobre a produtividade das plantações florestais brasileiras.

Os resultados da expedição serão apresentados e discutidos durante nove eventos presenciais, incluídos no roteiro da programação, que acontecerá de setembro a novembro deste ano. O levantamento têm o potencial de catalisar uma mudança de paradigma no setor florestal. Ao disponibilizar informações privilegiadas sobre as condições e os desafios da produtividade florestal, a expedição permitirá que profissionais, empresas, instituições e universidades tomem decisões mais informadas e estratégicas.

“A coleta de dados diretamente em campo fornecerá uma visão abrangente e detalhada do setor florestal brasileiro. Informações robustas e confiáveis permitirão que gestores florestais tomem decisões mais precisas, otimizando a produtividade e a sustentabilidade das áreas, ao mesmo tempo em que atendem às exigências do mercado e fortalecem a competitividade do setordestaca Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, que irá liderar a expedição.

Regiões que a Expedição Silvicultura realizará a coleta de dados.

Com base nesses dados, será possível desenvolver modelos de manejo mais eficientes e adaptados às diferentes realidades regionais, otimizar o uso de recursos naturais, reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade dos plantios.

Além disso, a expedição promoverá a troca de experiências e o networking entre os principais stakeholders do setor, fomentando a colaboração e a inovação em busca de soluções para aumentar a produtividade e garantir o futuro sustentável das florestas plantadas no Brasil.

Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions (www.canopyrss.com.brem parceria com a Paulo Cardoso Comunicações (www.paulocardosocom.com.br)Embrapa Florestas (www.embrapa.br/florestas), e apoio das principais instituições e empresas do setor.

Seja um patrocinador da Expedição Silvicultura!

Não perca essa chance única de fazer parte dessa grande Expedição e destaque seu nome em um evento de proporções épicas! Mais informações: comercial@maisfloresta.com.br ou comercial@canopyrss.tech.

Inscrições e outros detalhes estarão disponíveis em breve em: https://www.expedicaosilvicultura.com.br/.

Siga no Instagram!

Escrito por: redação Mais Floresta.

O post Estagnação da produtividade florestal no Brasil: um chamado à ação para impulsionar o crescimento sustentável apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/estagnacao-da-produtividade-florestal-no-brasil-um-chamado-a-acao-para-impulsionar-o-crescimento-do-sustentavel/feed/ 0
Lucas do Rio Verde (MT) será uma das cidades visitadas pela Expedição Silvicultura 2025 https://expedicaosilvicultura.com.br/lucas-do-rio-verde-mt-sera-uma-das-cidades-visitadas-pela-expedicao-silvicultura-2025/ https://expedicaosilvicultura.com.br/lucas-do-rio-verde-mt-sera-uma-das-cidades-visitadas-pela-expedicao-silvicultura-2025/#respond Tue, 24 Jun 2025 21:43:10 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2361 Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, está entre os destinos escolhidos para sediar um dos eventos da primeira edição da Expedição Silvicultura, uma iniciativa que pretende realizar um levantamento inédito sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. O município receberá a expedição no dia 09 de outubro de 2025, quando especialistas e representantes do […]

O post Lucas do Rio Verde (MT) será uma das cidades visitadas pela Expedição Silvicultura 2025 apareceu primeiro em Canopy.

]]>
Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, está entre os destinos escolhidos para sediar um dos eventos da primeira edição da Expedição Silvicultura, uma iniciativa que pretende realizar um levantamento inédito sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. O município receberá a expedição no dia 09 de outubro de 2025, quando especialistas e representantes do setor florestal se reúnem para discutir práticas, desafios e avanços da silvicultura regional e nacional.

A expedição percorrerá mais de 40 mil quilômetros entre os meses de setembro a novembro de 2025, passando por 14 estados e realizando coletas de dados em cerca de 40 mil pontos de controle. Além disso, o projeto prevê a visita a centenas de propriedades rurais, com a realização de entrevistas com proprietários e gestores florestais, e a coleta de dados em aproximadamente mil parcelas amostrais.

Em Lucas do Rio Verde, assim como nas outras oito cidades do roteiro, o evento presencial trará uma programação que inclui palestras com especialistas renomados, apresentação de tecnologias aplicadas à produção florestal e discussões sobre soluções para ampliar a produtividade com sustentabilidade. A participação da cidade no circuito da Expedição Silvicultura reforça sua importância no cenário do agronegócio e evidencia o potencial da região para o desenvolvimento da base florestal.

A iniciativa utilizará métodos tradicionais combinados com tecnologias avançadas para a análise de cultivos como eucalipto, pinus, teca, acácia-negra, araucária, entre outros. Serão coletados dados biofísicos das árvores, como diâmetro, altura e sanidade, além de informações sobre manejo, uso de insumos, tecnologias, práticas socioambientais e impactos das mudanças climáticas. Também será feito um mapeamento sobre investimentos, custos de produção e expectativas dos produtores.

Segundo Fabio Gonçalves, CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, idealizadora do projeto, a produtividade florestal é um indicador estratégico, com influência direta na previsibilidade do abastecimento de madeira e na tomada de decisões de longo prazo. A expedição é realizada em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações, o portal Mais Floresta e conta com o apoio técnico da Embrapa Florestas, que atuará desde o planejamento da coleta até a análise dos dados e elaboração do relatório final.

Com o evento marcado para acontecer no dia 09 de outubro, Lucas do Rio Verde se prepara para receber uma ação que deve fortalecer ainda mais sua atuação no setor florestal e ampliar as oportunidades de inovação e troca de conhecimento entre produtores, pesquisadores e empresas ligadas à silvicultura.

Mais detalhes em: https://expedicaosilvicultura.com.br/.

Informações: Cenário MT.

O post Lucas do Rio Verde (MT) será uma das cidades visitadas pela Expedição Silvicultura 2025 apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/lucas-do-rio-verde-mt-sera-uma-das-cidades-visitadas-pela-expedicao-silvicultura-2025/feed/ 0
Levantamento da produtividade florestal é só um dos itens da Expedição Silvicultura https://expedicaosilvicultura.com.br/levantamento-da-produtividade-florestal-e-so-um-dos-itens-da-expedicao-silvicultura/ https://expedicaosilvicultura.com.br/levantamento-da-produtividade-florestal-e-so-um-dos-itens-da-expedicao-silvicultura/#respond Tue, 24 Jun 2025 21:33:40 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2358 Em live realizada pelo Instagram do Mais Floresta, o CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, Fábio Gonçalves, deu detalhes das principais informações que serão levantadas por sua equipe No início da noite desta última terca-feira (01/04), durante live no Instagram do portal Mais Floresta, mídia oficial da Expedição Silvicultura, Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote […]

O post Levantamento da produtividade florestal é só um dos itens da Expedição Silvicultura apareceu primeiro em Canopy.

]]>
Em live realizada pelo Instagram do Mais Floresta, o CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, Fábio Gonçalves, deu detalhes das principais informações que serão levantadas por sua equipe

No início da noite desta última terca-feira (01/04), durante live no Instagram do portal Mais Floresta, mídia oficial da Expedição Silvicultura, Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, explanou sobre a relevância do evento, que irá levantar dados ainda inéditos no setor: “Em uma expedição desse porte não poderíamos nos limitar a coletar somente dados biométricos para a proposta de estimativa de produtividade. Estamos incluindo também no escopo do levantamento informações sobre a qualidade dos plantios, práticas de manejo e custos de produção. A gente também quer entender um pouco mais das percepções e expectativas dos produtores, assim como as práticas socioambientais adotadas nas diferentes regiões”.

“A gente sabe que as grandes empresas do setor fazem um excelente trabalho com relação a práticas socioambientais, mas aproximadamente 35% da área plantada do Brasil está em pequenas e médias propriedades rurais. Temos uma área grande com produtores independentes e empresas de menor porte e não temos muita informação das florestas nessas áreas. Vamos aproveitar essa grande Expedição para fazer uma coleta de dados bastante completa, com pelo menos 1.000 amostras de inventário florestal e a aplicação de questionários junto a produtores e gestores florestais”, complementa.

Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações, que entrevistou Fabio durante a live, reforçou que: “Um evento como esse, que nos traz um relatório robusto em informações do setor, nunca havia sido realizado em toda a América Latina, e talvez nem no mundo ainda. É um roteiro que irá durar cerca de 70 dias, passando por 14 estados brasileiros e com nove eventos presenciais em cidades diferentes. Nunca um parceiro e patrocinador teve por tanto tempo a exposição de sua marca em um evento”.

Com amplo Know how, equipe especializada e o que há de mais inovador em equipamentos e técnicas, a Expedição Silvicultura irá realizar um levantamento sem precedentes sobre a produtividade das plantações florestais do país. Durante o levantamento serão coletados cerca de 40.000 pontos de controle e 1.000 amostras de inventário florestal.

O interesse na participação dos eventos presenciais cresce a cada dia. Antes mesmo de iniciar a abertura dos ingressos, muitas empresas, estudantes e profissionais do setor entram em contato com a equipe organizadora para saber como participar. Sobre o tema, Fabio anunciou: “Uma parte do público será de convidados das associações de empresas e demais parceiros, mas também iremos abrir inscrições ao público geral. Os interessados terão a oportunidade de participar de ao menos um dos eventos, no estado de interesse. Estendemos nosso convite à todos. Quem não puder estar presencialmente nos eventos, também poderá acompanhar a Expedição pelas redes sociais da Expedição e do portal Mais Floresta. Queremos abrir as inscrições o quanto antes”.

A Expedição Silvicultura nasce com uma vasta bagagem de informações sobre o setor florestal, levantadas remotamente pela Canopy nos últimos anos, e vem para complementar esses dados com a precisão da coleta em campo, oferecendo uma visão completa e integrada das florestas plantadas no Brasil. O evento irá construir um banco de dados inédito que beneficiará toda a cadeia florestal brasileira.

Roteiro Florestal

O evento inédito, que irá percorrer mais de 40 mil quilômetros, em 14 estados brasileiros, é uma realização da Canopy – Remote Sensing Solutions em parceria com a Paulo Cardoso ComunicaçõesEmbrapa Florestas e conta com apoio das principais instituições e empresas do setor. Mapear a produtividade das florestas permite decisões mais assertivas para o setor, como melhor planejamento de colheitas, uso consciente dos recursos e práticas de manejo mais eficientes. Confira as datas dos nove eventos presenciais:

Roteiro da Expedição contará com nove eventos presenciais.

Referência e inovação no setor

A Canopy é uma empresa de geotecnologia especializada em florestas, que vem realizando um levantamento anual das áreas de silvicultura no Brasil por satélite desde 2020. Nos últimos anos realizou um trabalho detalhado de validação desses levantamentos com o apoio de empresas florestais, que compartilharam dados de aproximadamente 600 mil hectares.

Para capturar a diversidade das florestas plantadas no Brasil e as diferentes estruturas fundiárias, a empresa aplicou um método tradicional de validação de mapeamento, analisando 17 mil amostras lançadas aleatoriamente no país, o que apontou uma acurácia global de 97%. Ainda assim, a equipe sentiu que faltava aplicar o método de validação mais confiável de todos: a checagem em campo. Dessa ‘dor’ então, nascia a Expedição Silvicultura.

A empresa conta com inúmeros cases e parcerias relevantes no setor. Os dados estatísticos do Relatório Anual da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, são levantados e desenvolvidos com base na tecnologia e inteligência da Canopy. Desde de 2022 o levantamento  conta com mapeamento de satélite, que capta áreas com plantios de árvores com área a partir de 0,25 hectares. E com toda sua experiência e inovação, irá fazer todo o levantamento da produtividade das plantações florestais do país através da Expedição.

Seja um patrocinador da Expedição Silvicultura!

Não perca essa chance única de fazer parte dessa grande Expedição e destaque seu nome em um evento de proporções épicas! Mais informações: comercial@maisfloresta.com.br ou  comercial@canopyrss.tech.

Inscrições e outros detalhes estarão disponíveis em breve em: https://www.expedicaosilvicultura.com.br/

Siga no Instagram!

Escrito por: redação Mais Floresta.

O post Levantamento da produtividade florestal é só um dos itens da Expedição Silvicultura apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/levantamento-da-produtividade-florestal-e-so-um-dos-itens-da-expedicao-silvicultura/feed/ 0
Expedição inédita irá percorrer mais de 40 mil km em 14 Estados para mapear produtividade de florestas cultivadas do país https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-ira-percorrer-mais-de-40-mil-km-em-16-estados-para-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-pais/ https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-ira-percorrer-mais-de-40-mil-km-em-16-estados-para-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-pais/#respond Fri, 24 Jan 2025 18:04:59 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2166 O roteiro ainda contará com nove eventos presenciais em localidades estratégicas e de destaque no setor “A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais”, […]

O post Expedição inédita irá percorrer mais de 40 mil km em 14 Estados para mapear produtividade de florestas cultivadas do país apareceu primeiro em Canopy.

]]>
O roteiro ainda contará com nove eventos presenciais em localidades estratégicas e de destaque no setor

“A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais”, diz Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, que irá liderar entre os meses de setembro a novembro, a maior Expedição Silvicultura já realizada, com a finalidade de coletar dados essenciais e atualizados, fundamentais para apoiar o setor. O ponto de partida será o Estado de Santa Cantarina.

Através do amplo Know how, equipe especializada e o que há de mais inovador em equipamentos e técnicas, será realizado um levantamento sem precedentes sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil, em um roteiro com mais de 40.000 quilômetros que passará por 14 Estados do país, contando também com nove eventos presenciais em localidades que se destacam como polos florestais e industriais no setor. Durante o levantamento serão coletados cerca de 40.000 pontos de controle e 1.000 amostras de inventário florestal.

“Em cada evento os pesquisadores da Canopy vão apresentar em primeira mão para os presentes o levantamentos da produtividade das florestas da região, bem como, os nossos parceiros vão apresentar as soluções de suas empresas que permitem o aumento da produtividade nessas regiões”, informa Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações e do portal Mais Floresta, parceiro na realização da Expedição Silvicultura – Na Trilha da Produtividade.

Sobre a escolha de cada localidade, Paulo diz: “Os locais foram escolhidos em parceria com as Associações regionais que são parceiras da Expedição. E cada um dos nove eventos estarão sendo acompanhados com exclusividade pela equipe de reportagem do portal Mais Floresta. Com imagens, fotos e entrevistas que estarão sendo publicadas em nossas redes, bem como nas redes oficiais da Expedição”.

A programação dos encontros presenciais contará com palestras e participação de renomados especialistas de empresas e instituições do setor, bem como da equipe Canopy. Experiência ímpar para quem visa se atualizar, agregar conhecimento e networking. O cronograma dos eventos terá como ponto de partida o Estado de Minas Gerais, e encerramento no Rio Grande do Sul.

Cidades e datas dos eventos:

  • Belo Horizonte (MG): 10/09
  • Vitória (ES): 17/09
  • Eunápolis (BA): 22/09
  • Lucas do Rio Verde (MT): 09/10
  • Três Lagoas (MS): 16/10
  • Botucatu (SP): 22/10
  • Curitiba (PR): 27/10
  • Lages (SC): 31/10
  • Porto Alegre (RS): 07/11

A Expedição nasce com uma vasta bagagem de informações sobre o setor florestal, levantadas remotamente pela Canopy nos últimos anos, e vem para complementar esses dados com a precisão da coleta em campo, oferecendo uma visão completa e integrada das florestas plantadas no Brasil.

Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions (www.canopyrss.com.br) em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações (www.paulocardosocom.com.br), Embrapa Florestas (www.embrapa.br/florestas) e apoio das principais instituições e empresas do setor.

Seja um patrocinador da Expedição Silvicultura!

Não perca essa chance única de fazer parte dessa grande Expedição e destaque seu nome em um evento de proporções épicas! Mais informações: comercial@maisfloresta.com.br ou comercial@canopyrss.tech.

Inscrições e outros detalhes estarão disponíveis em breve em: https://expedicaosilvicultura.com.br/.

Escrito por: redação Mais Floresta.

O post Expedição inédita irá percorrer mais de 40 mil km em 14 Estados para mapear produtividade de florestas cultivadas do país apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-inedita-ira-percorrer-mais-de-40-mil-km-em-16-estados-para-mapear-produtividade-de-florestas-cultivadas-do-pais/feed/ 0
Expedição Silvicultura vai produzir o maior levantamento sobre a produtividade das plantações florestais brasileiras https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-silvicultura-vai-produzir-o-maior-levantamento-sobre-a-produtividade-das-plantacoes-florestais-brasileiras/ https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-silvicultura-vai-produzir-o-maior-levantamento-sobre-a-produtividade-das-plantacoes-florestais-brasileiras/#respond Wed, 22 Jan 2025 20:04:28 +0000 https://expedicaosilvicultura.com.br/?p=2159 Serão mais de 40 mil quilômetros percorridos em 14 Estados do país para uma ação em campo inédita e inovadora em busca de dados completos e precisos sobre o setor; nove eventos presenciais farão parte do roteiro A 1ª edição da ‘Expedição Silvicultura – Na Trilha da Produtividade’ chega com uma meta: entregar um levantamento sem precedentes […]

O post Expedição Silvicultura vai produzir o maior levantamento sobre a produtividade das plantações florestais brasileiras apareceu primeiro em Canopy.

]]>
Serão mais de 40 mil quilômetros percorridos em 14 Estados do país para uma ação em campo inédita e inovadora em busca de dados completos e precisos sobre o setor; nove eventos presenciais farão parte do roteiro

1ª edição da ‘Expedição Silvicultura – Na Trilha da Produtividade’ chega com uma meta: entregar um levantamento sem precedentes sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. Todo o roteiro acontecerá entre os meses de setembro a novembro de 2025, onde especialistas irão percorrer mais de 40.000 quilômetros pelas principais regiões produtoras em 14 Estados do país, coletando cerca de 40.000 pontos de controle e 1.000 amostras de inventário florestal. As equipes especializadas utilizarão em campo a combinação de métodos tradicionais e tecnologias avançadas para garantir a precisão e a riqueza dos dados coletados, garantindo também uma trilha carregada de conhecimento e oportunidades.  

A Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions (www.canopyrss.com.br) em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações (www.paulocardosocom.com.br), Embrapa Florestas (www.embrapa.br/florestas) e apoio das principais instituições e empresas do setor.

Nunca antes na história da silvicultura brasileira foi realizado um evento dessa natureza. Além da riqueza de detalhes que serão captados e processados pela Canopy, vamos realizar eventos presenciais, e percorrer 14 Estados diferentes, durante cerca de 11 semanas. A nossa equipe de jornalismo vai acompanhar toda a viagem da Expedição e produzir vídeos e reportagens especiais que serão divulgados em nossas mídias sociais e da Canopy. Montamos um grande time de profissionais para realizar todo esse trabalho. Será também a primeira Expedição com cobertura online. Vale a pena esperar para participar desse grande evento”, destaca Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações e portal Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br).

As palestras contarão com a participação de renomados especialistas de empresas e instituições do setor, bem como da equipe Canopy. Experiência imperdível para quem visa se atualizar, agregar conhecimento e networking. O cronograma do eventos terá como ponto de partida o Estado de Minas Gerais, e encerramento no Rio Grande do Sul.

A redação do Mais Floresta, falou com Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, que explicou mais sobre como foram os primeiros passos até a consolidação da Expedição, e qual a relevância e diferenciais do projeto. Confira.

Mais Floresta – Como nasceu a iniciativa de criar a Expedição Silvicultura?

Fabio – A Canopy é uma empresa de geotecnologia especializada em florestas, que vem realizando um levantamento anual das áreas de silvicultura no Brasil por satélite desde 2020. Nos últimos anos, fizemos um trabalho detalhado de validação desses levantamentos com o apoio de empresas florestais, que compartilharam dados de aproximadamente 600 mil hectares. Para capturar a diversidade das florestas plantadas no Brasil e as diferentes estruturas fundiárias, aplicamos também um método tradicional de validação de mapeamento, analisando 17 mil amostras lançadas aleatoriamente no país, o que apontou uma acurácia global de 97%. Ainda assim, sentíamos que faltava aplicar o método de validação mais confiável de todos: a checagem em campo.

Foi assim que surgiu a ideia da Expedição Silvicultura, uma iniciativa privada que visa aprofundar o entendimento das condições e desafios da silvicultura no Brasil. Expedições de campo como essa já são comuns em outras áreas do agro, como o Rally da Safra e o Rally da Pecuária, que há décadas percorrem o país avaliando as safras e as condições das pastagens. Tive a oportunidade de participar de algumas edições do Rally no passado, e sempre me perguntei por que não existia uma iniciativa semelhante para florestas plantadas, considerando todas as questões críticas que uma expedição como essa pode ajudar a responder.

A Expedição Silvicultura nasce com uma vasta bagagem de informações sobre o setor florestal, levantadas remotamente pela Canopy nos últimos anos, e vem para complementar esses dados com a precisão da coleta em campo, oferecendo uma visão completa e integrada das florestas plantadas no Brasil.

Mais Floresta – Quais as áreas mapeadas nesse projeto? A Expedição vai conseguir mapear todas as principais regiões produtoras de florestas cultivadas do país?

Fabio – A Canopy monitora as áreas de silvicultura em 100% do território nacional por satélite. Além disso, realizamos o monitoramento de florestas plantadas no Paraguai, Argentina e Uruguai, com planos de expandir para o Chile em 2025. Durante a Expedição, duas equipes técnicas percorrerão um total de 40 mil km, visitando 14 estados no Brasil (RS, SC, PR, SP, MG, ES, BA, PI, MA, PA, TO, GO, MT e MS), que juntos representam 98% dos 10,3 milhões de hectares que mapeamos no país.

Mais Floresta – Qual a importância desse levantamento sobre a produtividade das florestas plantadas no Brasil? A Ibá divulga índices de produtividade no seu relatório anual, quais as diferenças desse levantamento da Expedição, o que ele vai trazer a mais de informações?

Fabio – Neste primeiro ano, a Expedição Silvicultura está focada especialmente em levantar dados sobre a produtividade florestal no Brasil, uma prioridade que reflete o slogan que escolhemos: “Na trilha da produtividade”.

A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais. O Brasil lidera o ranking mundial de produtividade de espécies de rápido crescimento, um feito possibilitado pelas condições favoráveis de clima e solo, além de investimentos contínuos das empresas do setor em tecnologia e aprimoramento das práticas de manejo. No entanto, nos últimos anos, essa produtividade parece ter se estabilizado e, em alguns casos, até mostrado sinais de queda, após um crescimento expressivo em décadas passadas.

Para garantir que o setor florestal brasileiro mantenha sua competitividade, especialmente em um cenário de mudanças climáticas e desequilíbrios crescentes entre oferta e demanda de madeira, é fundamental não só ampliar a base florestal, mas também buscar ganhos contínuos de produtividade. Esse é um desafio que deve ser priorizado, e o primeiro passo para enfrentá-lo é medir com precisão o status atual da produtividade no país.

Desde 2014, a Ibá vem publicando estimativas de produtividade em seus relatórios anuais, reconhecendo a importância desse indicador para o setor. No entanto, monitorar a produção florestal em escala nacional é um desafio considerável. Os dados publicados pela Ibá são calculados com base em informações de mercado e dados fornecidos por empresas associadas. Em contraste, a Expedição Silvicultura busca uma abordagem mais direta, coletando dados em campo com uma metodologia de amostragem robusta e ferramentas tecnológicas avançadas. Isso nos permitirá obter números mais representativos e detalhados sobre a realidade nacional e as particularidades dos diferentes polos florestais do Brasil.

Seja um patrocinador da Expedição Silvicultura!

Não perca essa chance única de fazer parte dessa grande Expedição e destaque seu nome em um evento de proporções épicas! Mais informações:

Aline Brandão | comercial@maisfloresta.com.br

Darlan Silva | comercial@canopyrss.tech

Inscrições e outros detalhes estarão disponíveis em breve em: https://www.expedicaosilvicultura.com.br/

Escrito por: redação Mais Floresta.

O post Expedição Silvicultura vai produzir o maior levantamento sobre a produtividade das plantações florestais brasileiras apareceu primeiro em Canopy.

]]>
https://expedicaosilvicultura.com.br/expedicao-silvicultura-vai-produzir-o-maior-levantamento-sobre-a-produtividade-das-plantacoes-florestais-brasileiras/feed/ 0